ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical
Flávia Maiara Lima Fagundes, Danielly Cabral de Oliveira Melo

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento de trabalho de conclusão de curso de uma Licenciatura em Música. O trabalho tem como principal objetivo apresentar experiências vividas no Projeto de Extensão Expressão Musical de uma universidade estadual, pensar acerca da Educação Musical na infância na perspectiva da inclusão e propor reflexões sobre capacitismo. Assim, apresentaremos as principais características do projeto de extensão, que tem nos levado a esse despertar sobre a inclusão e a buscar estratégias para uma educação musical que seja resultado de práticas pedagógicas anticapacististas. Ainda, faremos uma breve citação de marcos históricos das conquistas das pessoas com deficiência com menção de leis brasileira sobre inclusão, provocaremos reflexões sobre capacitismo na busca por uma Educação Musical humanizadora e que contemple e respeite a diversidade humana.

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