ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Música, Funcionalidade e Multiculturalismo em Koellreutter
Vitor Damiani, Marcus Straubel Wolff

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


O presente trabalho resulta de uma investigação sobre a proposta educacional para o ensino superior de música no Brasil elaborada por H. J. Koellreutter na década de 1970, logo após um longo período em que viveu na Ásia e entrou em contato com escolas de pensamento e tradições musicais da Índia e do Japão. A presente investigação tem demonstrado como tais vivências do compositor repercutiram não apenas em sua criação musical como também em propostas pedagógicas multiculturais. Um dos objetivos aqui é, a partir do confronto com outras concepções de multiculturalismo e do pensamento latino-americano da época, verificar que tipo de multiculturalismo foi esse defendido pelo compositor, quais os seus limites e em que medida antecipou discussões sobre o ensino conservatorial eurocenrado que ainda hoje agitam os meios acadêmicos brasileiros. Conclui-se que, nas trilhas apontadas por Hall, esse multiculturalismo pluralista de Koellreutter teve o mérito de buscar uma formação humana mais integral, incluindo o estudo das tradições asiáticas e africanas, de seus princípios estéticos e elementos estruturais, mas não chegou a elaborar uma perspectiva crítica sobre a globalização e o modo como o eurocentrismo fez parte de um processo de expansão da modernidade ocidental que resultou em genocídios e epistemicídios.

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