ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Parentalidade Musical: conhecendo a produção internacional em educação musical
Bruna Williena da Silva, Vania Malagutti Loth

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica referente a parentalidade no âmbito da educação musical internacional. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado em andamento, que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação da Profa Dra Vania Malagutti Loth. O objetivo da pesquisa é compreender as relações da parentalidade musical no viés intergeracional, envolvendo avós, pais e filhos de 5 a 7 anos de idade. O termo parentalidade é empregado no exercício da criação de filhos no âmbito familiar. Concluiu-se neste artigo, que a literatura internacional que trata sobre a parentalidade na educação musical e parentalidade musical na abordagem da psicologia vêm crescendo desde 2009, contudo no viés sociológico, ainda são poucas as pesquisas e literatura neste tema. As pesquisas indicam  que parentalidade é um agente ativo no processo de aprendizado musical, de forma que interfere na escolha de repertório, gostos musicais e engajamento com a música.


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