ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA DISCIPLINA ELETIVA M&M
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de Graduação que teve como objetivo geral dar a conhecer a relação interdisciplinar estabelecida entre o ensino-aprendizagem musical e a Matemática, a partir de uma disciplina eletiva. A pesquisa foi desenvolvida na Escola X, da cidade X no estado X. As informações aqui apresentadas são resultados de uma experiência vivenciada durante a ministração de aulas na disciplina eletiva M&M (Matemática & Música). Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar como os professores de Matemática e Música trabalharam os conteúdos musicais em abordagem interdisciplinar, descrever a metodologia utilizada e apresentar as atividades desenvolvidas em tal prática. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se desenvolveu utilizando como procedimentos de produção e análise dos dados, as pesquisas bibliográfica e documental, a observação, a entrevista e o questionário. Com essa investigação, conhecemos o perfil, história, ideias, perspectivas, conhecimentos, etc., dos professores e alunos participantes das aulas na disciplina acima citada e assim, conhecemos como a relação interdisciplinar aconteceu, favoreceu e importou no processo de ensino aprendizagem musical dos envolvidos nesta atividade.

 

Palavras-chave: Música e Matemática. Interdisciplinaridade. Ensino-aprendizagem.


Texto completo: PDF