ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia
Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Ana Ester Correia Madeira

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Os termos produzidos por uma área de conhecimento contribuem para caracterizar seus discursos especializados e, consequentemente, para sua legitimação cientifica. Nesta comunicação buscamos identificar os termos específicos que emergem das pesquisas da área de educação musical que utilizam a (auto)biografia como abordagem teórica-metodológica, bem como, propor uma discussão sobre seus conceitos. Foi realizado um levantamento de teses e dissertações publicadas entre o ano de 2003 e 2021 na área de educação musical e, do total de 48 trabalhos analisados, encontramos seis termos que indicam ser novos vocábulos, oriundos da interface entre música, educação musical e (auto)biografias. O termos encontrados são: autobiografias musicais, biografia musical, biografia músico-educativa, escuta musical autobiográfica, musicobiografização e ateliê musicobiográfico de projeto.  Todos esses possuem conceitos semânticos e trazem a música como um fenômeno narrativo que possibilita ao investigador compreender melhor, por meio da hermenêutica, seus sujeitos ou seus processos formativos a partir dos sentidos atribuídos por esses à música.

Texto completo: PDF