Última alteração: 2019-10-16
Resumo
A presente pesquisa buscou compreender como se dá o aprendizado de flauta doce no Ensino Médio, a partir da experiência da disciplina de Estágio Supervisionado em Música II, do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A partir de uma abordagem qualitativa, com método de pesquisa documental, e a coleta dos dados realizada a partir da coleta de documentos e análise de conteúdo, buscou-se relacionar as atividades que proporcionam o aprendizado, investigar a função do professor e analisar a contribuição da prática de conjunto instrumental no aprendizado da flauta doce. Os conceitos que embasaram este trabalho partiram das competências docentes, da transposição didática, da Educação Musical e da prática de conjunto instrumental. Ao analisar as atividades propostas foi possível observar referências ao Modelo C(L)A(S)P, de Swanwick, por priorizar um ensino através do engajamento ativo e direto com a música. Na proposta para o estágio, a flauta doce foi apresentada como central no aprendizado musical, tendo em vista o estudo do instrumento, todavia, não a única. Quanto aos resultados da pesquisa, foi possível analisar, também, o envolvimento significativo e a evolução dos alunos, no que diz respeito à prática de conjunto instrumental, concluindo-se que o aprendizado da flauta doce no Ensino Médio acontece por meio desta prática em conjunto com outros instrumentos musicais e com a contribuição de outros elementos que compõem a Educação Musical.