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Música na Educação Profissional e Tecnológica: desafios para se integrar em um ambiente de C,T&I
Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Esta comunicação tem como tema a inserção da música no contexto de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento1 , desenvolvida no curso de Doutorado em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tem como objetivo compreender como a música é inserida no IFSC-Florianópolis, entendido como um contexto de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa e as técnicas de coleta de dados utilizadas foram análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações. A análise dos dados foi elaborada a partir dos princípios da teoria fundamentada, como apresentada por Charmaz (2009). Os resultados iniciais demonstram que a música tem dado maior visibilidade ao IFSC-Florianópolis e que as práticas educativomusicais existentes têm possibilitado a diversas pessoas o acesso gratuito à música. Entretanto, a música enfrenta dificuldades para se manter e fortalecer na instituição, devido à presença de uma “cultura industrial” que privilegia a formação de trabalhadores para a indústria.
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