Última alteração: 2019-10-18
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade relatar a vivência musical ocorrida em um projeto de extensão de uma escola pública de ensino especializado em música, durante o período de estágio realizado na disciplina Práticas Educativas do curso de Licenciatura em Música, em Belém do Pará. Destaca-se que a instituição eleita busca oportunizar o acesso à educação musical a pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou cognitiva, integrando-as em turmas de alunos sem nenhum tipo de deficiência. Para a elaboração desta comunicação foi escolhida uma classe composta por dez alunos, sendo um destes uma aluna com deficiência visual. Destarte, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de ensino inclusão que ocorre nessa instituição, bem como os métodos utilizados para o desenvolvimento da aprendizagem musical da discente que, apesar de possuir deficiência visual, integra uma turma de alunos típicos. Assim sendo, aponta-se para as dificuldades enfrentadas no processo pedagógico, assim como para o desenvolvimento da aprendizagem da referida aluna. A metodologia adotada para a presente investigação é a observação participante com a coleta de dados registrada em diário de bordo e relatórios. Constatou-se que, nas atividades em grupo, o processo de inclusão ocorre por meio da percepção do XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 ambiente acústico, de adaptações pedagógico-metodológicas, além da utilização de metodologia ativa no intuito de criar dinamicidade às aulas e facilitar aos alunos o acesso ao conhecimento. Os autores que servem de aporte teórico para a presente análise são Murray Schafer; Suzuki; Louro; Tudissaki; Silva; Fonterrada; Specart, Medeiros e Amaral.