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Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018
Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Considerando a conjuntura política e educacional no âmbito do ensino obrigatório de Música na Educação Básica em nosso país, este trabalho teve por objetivo o mapeamento de publicações científicas acerca de como o ensino de Música dentro da escola tem sido pensado, trabalhado e praticado nos últimos dez anos. Para tanto, e como parte das respectivas ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GRUMUS), responsável por esse estudo, o presente trabalho possui caráter bibliográfico, caracterizando-se por estado do conhecimento. Os dados preliminares do mapeamento mostram natureza quantitativa e qualitativa. No que se refere aos dados quantitativos, nota-se um aumento das produções entre 2014 e 2016 em virtude da implementação de programas governamentais federal e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus) da supracitada universidade. No entanto, o caráter dessas produções é em sua maioria resultado de experiências que não possuem aprofundamento sobre o tema. Pela natureza qualitativa, encontramos categorias, como o ensino de música no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apontam escassez de produções acadêmicocientíficas. Devido à quantidade de dados coletados, o GRUMUS pretende ampliar as discussões em futuros artigos, analisando, em profundidade, resultados desse trabalho.
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