ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender de que maneira a realização de pesquisas científicas, produzidas no âmbito do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), influenciam o processo de formação dos seus discentes e a atuação profissional dos seus egressos. Esta pesquisa possui os seguintes XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica em revistas científicas, anais de eventos científicos, livros, teses e dissertações na área de Música e de Educação; pesquisa documental no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, em projetos e relatórios de pesquisa e nos documentos normativos da Unimontes. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, acadêmicos e egressos. O escopo desta comunicação aborda os resultados referentes à primeira etapa da investigação que diz respeito a um levantamento das pesquisas científicas realizadas no âmbito do curso, buscando identificar a sua inserção no projeto pedagógico e nos projetos e programas institucionais relacionados à pesquisa. A partir dos resultados parciais obtidos é possível constatar que nos vinte anos de trajetória de produção científica foram localizadas apenas vinte pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes. A distribuição destes trabalhos neste período não é tão equilibrada, se concentrando em determinados momentos que são marcados pela atuação de professores específicos. Considerando as informações coletadas tem sido possível refletir sobre a necessidade de se realizar um diagnóstico da produção científica, o qual irá proporcionar a elaboração de novas estratégias para melhorar o desempenho das atividades que envolvem pesquisa no curso.


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