ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Canções de roda na Educação Infantil: uma análise dos livros didáticos
Lívia Fernandes Esteves, Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar um recorte de pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o currículo musical escolar selecionado e apresentado aos professores em livros didáticos aprovados no PNLD 2019 para a educação infantil. Nos limites deste texto, apresenta-se um estudo das atividades propostas com canções de roda em um dos livros didáticos, adotado em uma escola municipal de Juiz de Fora - MG, utilizando as propostas de Keith Swanwick como referencial para a análise. As conclusões apontam que as canções de roda são subexploradas no livro analisado, servindo apenas como suporte lúdico para o trabalho de outros objetivos de aprendizagem determinados pela BNCC.


Texto completo: PDF