ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Expectativas de ingressantes comparadas às visões de veteranos de um curso de licenciatura em Música
Anke Waldbach Braga, Silvia Sobreira

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O texto resume a pesquisa de Mestrado concluída cujo objetivo foi o de analisar as expectativas de ingressantes do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO. Para isso retoma dados de estudo anterior, que colheu informações dos ingressantes do ano letivo de 2014 e do primeiro semestre de 2015. Esses dados foram comparados a dados colhidos junto aos ingressantes do segundo semestre de 2017 e do ano letivo de 2018. Para ampliar a visão a respeito das expectativas dos licenciandos e averiguar se as mesmas sofreram mudanças em sua trajetória universitária, foram procurados alunos em fase de finalização do curso através de dois procedimentos: questionários online e entrevista em um Grupo Focal. A análise dos dados obtidos nessas coletas foi feita utilizando a Análise Temática nos termos propostos por Virginia Braun e Victoria Clarke. A pesquisa concluiu que o aluno ingressante traz consigo uma visão tecnicista como modelo ideal de formação, visão que se mostra modificada a partir de sua experiência como aluno da licenciatura.

Texto completo: PDF