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Práticas pedagógicas empregadas na Big Band Estância Brasileira: reflexões a partir da teoria espiral de Swanwick e Tillman e da filosofia bakhtiniana da linguagem
Última alteração: 2019-10-16
Resumo
Nesta comunicação apresentam-se premissas epistemológicas que têm servido de base para elaboração das práticas pedagógicas que ocorrem durante os ensaios do grupo Big Band Estância Brasileira. Essas práticas têm como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de musicalidade dos músicos que compõem a referida Big Band. Apresenta-se, como forma de justificar as práticas pedagógicas desenvolvidas, uma explanação da teoria espiral proposta por Keith Swanwick (1937) e June Barbara Boyce-Tillman (1943), com foco nos denominados “modos simbólico e sistemático” do oitavo nível da teoria espiral. Para a elaboração das práticas adotadas durante os ensaios, utilizou-se reflexões realizadas durante a pesquisa de mestrado do autor advindas de aproximações com a teoria enunciativa-discursiva proposta pelos autores do Círculo de Bakhtin.
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