GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
Impressão digital: relato de experiência de ensino do piano para crianças durante a pandemia de Covid-19 | |
Izabela da Cunha Pavan Alvim |
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos | |
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves |
A composição como aporte didático nos processos de ensino e aprendizagem de piano: um relato de experiência | |
Matheus Viana Alves, Mirna Azevedo Costa, Patrícia Valadão, Aline Azevedo |
GTE02 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
Parâmetros e critérios para avaliar em música na educação básica: uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasil | |
Fernanda Gomes de Amorim |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
Aspectos vocais da prática no coro escolar juvenil: um estudo introdutório | |
Mísia Tavares da Cruz Araújo, Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira |
Mestrado Profissional em Artes: a formação continuada a partir de uma pesquisa no âmbito do canto coral | |
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos |
Coral Encantos da Escola de Aplicação da UFPA em tempos de ensino remoto emergencial | |
JUCÉLIA DA CRUZ ESTUMANO, Hélio Jônatas Lima Araújo |
Prática coral na contemporaneidade: criatividade e criação musical em algumas proposições | |
Klesia Garcia Andrade |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
Humanização das relações na formação de professores de música por meio do ensino remoto | |
Mariana Barbosa Ament, Natália Búrigo Severino |
Processos educativos no ensino de flauta doce por meio do Método Suzuki: formação musical e humana. | |
Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
A Formação do Cantor Popular: um levantamento de grupos de pesquisas e suas produções na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica | |
Dara Elizabeth Costa Alencar |
“Um clarinete em metamorfose”: me refazendo e transformando minha prática docente. | |
Elismael Lourenço Dos Santos, Lucyanne de Melo Afonso, Jackson Colares da Silva |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical | |
Doanny Lira, Judá Holanda Feitosa, Marcus Aurelius Batista Freire, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, Renata Lima Silva, José Robson Almeida |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório | |
Anderson Toni, Rosane Cardoso de Araújo |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
A motivação dos alunos para a prática da flauta doce: uma perspectiva metodológica para a Educação Básica | |
Dionathan Gonçalves da Silva, Fernanda Anders |
GTE15 - Ensino Instrumental
Possibilidade de Escrita e Performance da Trompa Moderna em Dobrados na Banda de Música | |
AVELANGE AMORIM LIMA |
O USO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NO ENSINO DA CLARINETA NA ATUALIDADE BRASILEIRA | |
Jessica Gubert Silva, Luís Antônio Eugênio Afonso Montanha |
Criação musical nas aulas de violino: reflexões sobre ensino e aprendizagem | |
Thays Carmem Silva Guerra, Sara Caroline Cesar da Silva Araújo), Klesia Andrade |
A importância pedagógica, social e artística dos corais de trombones nas universidades brasileiras | |
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
Estágio em tempos de pandemia: A Experiência do Ensino Remoto Emergencial – ERE na disciplina de Estágio Supervisionado da EMAC-UFG | |
Jéssica Rodrigues Neiva, Thaís Lobosque Aquino |
Videoaula como Recurso Pedagógico na Educação Musical: um relato da produção de vídeo de solfejo | |
Laura Almeida de Araújo |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música | |
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
Historicização e empoderamento feminino no campo da música: um levantamento bibliográfico em diálogo com uma pesquisa em andamento | |
Raíza Silva de Andrade |
GTE19 - História da Educação Musical
Dermeval Saviani e os desafios teórico-metodológicos da historiografia da educação musical | |
Thiago Xavier de Abreu |
O ensino de música em Manaus: instituições e professores de música do século XX (1900 a 1929) | |
Lucyanne de Melo Afonso, Brenda Letícia Barbosa Gomes |
Escolas e professores de canto orfeônico em Manaus (1930 a 1964) | |
Lucyanne de Melo Afonso, Isabela de Lima Pereira |
Educação Musical em Sergipe: cotejamento da produção nos Anais e Revistas da ABEM (1991-2020) | |
Kadja Emanuelle Araujo, Vera Maria dos Santos |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
Um estudo de catalogação de atividades musicais que dialogam com conteúdos da Apostila de Rítmica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul | |
Guilherme Biribilli Alves, Isamara Alves Carvalho |
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio | |
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
As culturas afro-brasileiras e africanas na formação dos professores e professoras de música | |
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino Almeida |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
O ensino de música em projetos sociais em uma perspectiva interativa e cultural | |
Andersonn Henrique Araújo, Gilmar Santana |
Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri – Polo ACIF Franca - SP: estrutura e organização dos ensaios e ensinoaprendizagem musical | |
Cíntia Thais Morato, Lucas Ignácio Almeida |
GTE25 - Outro grupo
DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Fernanda Gomes de Amorim, Anne Valeska Lopes da Costa, Elaine Martha Daenecke, Suelena Borges Horn, Gabriela Garbini Wenning, Luciana Del-Ben |
Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020) | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .