GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Grupo Estudo Contemporâneos em Música: a inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de música | |
simone marques braga, Tais Dantas Silva, Claudia Elisiane Ferreira Santos, Fabricio Dalla Vecchia, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira |
A construção da consciência do movimento corporal nas aulas de violino | |
Maria Clara de Melo Mesquita |
Pesquisa etnográfica, cultura popular e educação musical: uma “embolada” de desafios na contemporaneidade | |
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho |
GT 1.3 – História da educação musical
Perspectiva histórica em temáticas de música e educação: acervos, fontes de pesquisas e atuação de professoras particulares de música | |
Inês de Almeida Rocha, Clara Fernandes Albuquerque, Roberta Mourim |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Cantando coisas de amor e da nossa história: A MPB na sala de aula | |
Krisley Motta Santos, Teresa Mateiro |
A música africana no planejamento de Estágio Curricular Supervisionado: um relato de experiência | |
Bruno Rodeghiero Motta |
Canções de roda na Educação Infantil: uma análise dos livros didáticos | |
Lívia Fernandes Esteves, Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira |
Currículos nos cotidianos: o movimento de ocupação como forma de visibilizar os currículos pensadospraticados por estudantes da zona oeste do Rio de Janeiro | |
Eduardo Prestes Massena, Leonardo Stefano Masquio |
O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém | |
Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva |
Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 | |
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
A trajetória musical dos guitarristas do Curso de Extensão da UFRN | |
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
[Comunicação] As dificuldades em disciplinas voltadas para a prática musical de um curso de Licenciatura em Música: estratégias de estudos e relacionamento com professores | |
Francieli Fernanda Moreira, Silvia Cordeiro Nassif |
Situação profissional de egressos do Curso de Graduação em Música da UFU: um estudo sobre as atividades remuneradas na área de música | |
Juraci Alves Silva Neto, Cíntia Thais Morato |
Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano | |
Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins |
O ensino do contrabaixo elétrico para alunos da Universidade de Brasília: O estado do conhecimento | |
Jhonata Pereira Medeiros, Paulo Roberto Affonso Marins |
Trajetória de formação de duas mulheres professoras universitárias de violoncelo: compartilhando narrativas de uma pesquisa em andamento | |
Yanaêh Vasconcelos Mota |
Relações entre diversidade e objetivos em projetos de cursos de graduação em música da região nordeste | |
Pedro Pedro Henrique Simões de Medeiros, Rute Carolina da Cunha Benigno, Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Michel Soares de Araújo |
Formação no mestrado em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos dos programas de pós-graduação em Música da UFRN e UFPB | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
A Musicalização no Programa de Música Jacques Klein | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz |
Percussão corporal com crianças: relato de experiência em prática baseada no grupo Barbatuques [comunicação] | |
Mariana Gomes Maziero |
O ensino e o Aprendizado musical no Projeto Músicos do amanhã | |
Thaynah Borges Pinheiro, Kelson Lopes Pinheiro, Maria Isabel dos Anjos Veiga, Kemoel Amorim Miranda |
ILHA DE MÚSICA: um estudo sobre gestão e atuação do professor de música em um projeto social na Grande Natal | |
Sâmela Kerem Ramos Paulo, Júlio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Paulo Sergio de Menezes |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Música, tecnologia e formação: um estudo com estagiários | |
Alice Mazera, Teresa Mateiro |
Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano | |
Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins |
O perfil do discente de música na EaD: um olhar para a especialização em nível de Pós-graduação Lato Sensu da UnB | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins, Murilo Silva Rezende |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Musicografia Braille: um recurso para a Compreensão Musical | |
Vinicius Alves Maciel |
Produção acadêmica sobre música e surdez: o que revelam as publicações brasileiras | |
Mércia Santana Mathias |
A História do Ensino Coletivo de Instrumentos de Cordas Friccionadas no Ceará | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz |
A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular | |
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva |
Educação Musical e Deficiência Visual: a inclusão auxiliada pelas Tecnologias Assistivas | PDF () |
Pâmela Araújo Moura |
Educação Musical Inclusiva na perspectiva da Educação Especial: uma pesquisa sobre atuação docente em música no contexto escolar | PDF () |
Ítalo Soares da SILVA, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
A técnica do violão percussivo na aprendizagem inicial do violão: uma experiência pedagógica em um projeto de extensão da UFPB | |
Danyel Costa Mello, Carla Pereira dos Santos |
Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância. | |
Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves |
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos |
“Voz é emoção, é personalidade”: a história de um Licenciando em Música | |
Dyane Rosa, Teresa Mateiro |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .