GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
As concepções de infância: implicações para a Educação Musical | |
Anderson Carmo de Carvalho, Silvia Sobreira |
Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida | |
Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares, Solange Pereira de Abreu, Claudia Veras Neves Bastos, Nilton Soares da Silva Junior, patrick Ribeiro do Val |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
[Comunicação] Entre a polivalência e a transdisciplinaridade: caminhos para a formação artística e pedagógica | |
Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
GT 1.3 – História da educação musical
A história da Educação Musical no Distrito Federal: construindo o Biograma de uma professora aposentada da UnB | |
João Roberto de Andrade Rodrigues, Delmary Vasconcelos de Abreu |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação | |
Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues |
Educação Musical na escola básica: uma investigação junto a rede estadual de Macapá | |
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral |
Desafios e possibilidades do canto coral no IFPI-Campus Paulistana | |
Rodrigo Alves de Melo |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
O HOME STUDIO NA SALA DE AULA: COMO ESSA FERRAMENTA PODE AUXILIAR NA PREPARAÇÃO DE UMA OBRA MUSICAL? | |
Daniel Souza De Araujo |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
[Comunicação] Formação do músico popular: diálogos com o currículo no ensino superior | |
Leticia Dias de Lima |
Correlações entre as prescrições curriculares de música no Distrito Federal | |
Sara Paraguassú Santos Do vale, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
A Importância dos Projetos de Extensão Universitária na Formação do Educador Musical | |
Rony Carlos De Araujo, Vania Malagutti Loth |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
A Musicalização no Programa de Música Jacques Klein | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz |
O ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural: os efeitos sociais e musicais na vida dos ex-estudantes participantes | |
Sebastião Trindade da Conceição Júnior |
Gestão e atuação do professor de música em projetos sociais: Um estudo no Projeto Nossos Valores em Natal (RN) | |
Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Paulo Sérgio de Menezes |
Dinâmica de ensaio coral em coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório | |
ANA LUCIA IARA GABORIM-MOREIRA, EDINEIDE DIAS DE OLIVEIRA, ANGELA CRISTINA COLOGNESI DOS REIS |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
O home studio na sala de aula: como essa ferramenta pode auxiliar na preparação de uma obra musical? | |
Daniel Souza De Araujo, Thiago Henrique Costa Vieira |
Educação Musical na Primeira Infância e Recursos Tecnológicos | |
AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GOES, Valéria Lázaro de Carvalho |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
“Música para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. | |
Lenilce da Silva Reis Santana, Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Sandra Maria de Souza Baleeiro, Elaine Pereira de Oliveira, Larissa Braga Andrade, Gabriela Leal Lima |
A História do Ensino Coletivo de Instrumentos de Cordas Friccionadas no Ceará | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz |
A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista | |
Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio |
Tocando em Frente ao Ensinar e Aprender: A Roda de Musicalidade do CESAS | |
Uliana Dias Campos Ferlim, Éveri Sirac Nogueira, Ismael S. Rattis, Maria Helena Alves de Jesus |
A relação entre a gestão e a atuação do professor de música no projeto de inclusão social Instituto Florart | |
Julio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Paulo Sérgio de Menezes, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Antônio Renato de Araújo |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
A técnica do violão percussivo na aprendizagem inicial do violão: uma experiência pedagógica em um projeto de extensão da UFPB | |
Danyel Costa Mello, Carla Pereira dos Santos |
[Comunicação] “Estágio Supervisionado 6: Espaço Escolar”: impressões e sensações pelo olhar do estagiário | |
rafael roncato de abreu, Thais Lobosque Aquino |
Métodos e técnicas da educação musical no ensino regular e no ensino especializado: Um relato de experiência no estágio supervisionado | |
Luana Cardoso Gurjão, Renata de Oliveira Vieira, Wagner Lima Alonso, Jéssika Castro Rodrigues, Dione Colares de Souza |
MÚSICA NA COMUNIDADE: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA COMUNIDADE DO TUJAL, EM VIGIA-PA | PDF () |
Gláuber Santos de Jesus, Carlos Augusto Pinheiro Souto |
Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino | PDF () |
Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos |
Música no Ensino Médio: aproximando tempos, espaços e passos | |
Miriam Hitomi Kawabata de Almeida, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro |
Arte-Música no Programa Residência Pedagógica: conversas sobre a formação docente | |
Jéssica de Almeida, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .