GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
A CANÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PIANO | |
Ana Consuelo Ramos, Gislene Marino |
Música e idosos, um estado da arte (2003-2020) e a ausência da pedagogia do piano | |
Ana Maria Janunzzi de Salles, Carla Silva Reis |
Arranjos didáticos: um diálogo entre a composição e ensino coletivo de piano | |
Dayse Gomes Mendes, Robson Rodrigues Ribeiro |
Pedagogia do piano aliada à criatividade musical: o conhecimento produzido em análise | |
Clarissa Haas, Alexandre Fritzen da Rocha |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
Formação de performers em coros infantojuvenis: abordagens metodológicas | |
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese |
Ambiente Acústico e Conforto Vocal pela Perspectiva dos Coralistas: um estudo de caso | |
MARCO ANTONIO DA SILVA RAMOS, Luisa Campelo de Freitas |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
Em busca da perfeição? Problematizando abordagens metodológicas do ensino de música a partir da análise fílmica de Whiplash | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Marcos Paulo Magalhães de Jesus, Samira Rodrigues dos Santos |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Sonorizando histórias infantis com unidocentes em formação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande: um relato de experiência no ensino remoto | |
Marisa Nóbrega Rodrigues |
O(a)s professore(a)s formadore(a)s e suas narrativas: a música na Pedagogia | |
Cláudia Ribeiro Bellochio, Alice de Paula Ghisleni |
A formação continuada em Educação Musical para professoras unidocentes a partir de um projeto de extensão | |
Carolina Cardoso da Silva Rosa, Djeniffer Heinzmann Chassot |
Intervenções Musicais na Educação Infantil: um relato de duas pedagogas em formação | |
Bárbara Canuto, Dayane Fernandes, Luciana Requião |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Rios de Experiência Musical: uma ferramenta metodológica para a pesquisa (auto)biográfica | |
Dyane Rosa |
O Ensino de Piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir da narrativa de seus professores | |
Maria Teresa de Souza Neves, Carla Silva Reis |
Os espaciais: principais características da identidade e performance musical | |
Pinto Rafael, Alexandre Milne Jones Nader |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
THE LEGEND OF ZELDA - OCARINA OF TIME: APRENDIZAGENS E PRÁTICAS MUSICAIS A PARTIR DE JOGOS ELETRÔNICOS | |
Natan Martins Velasque, André Müller Reck |
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e o desenvolvimento da Educação Musical - uma pesquisa documental | |
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Guilherme da Silva Ramos |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Memória musical nas práticas informais | |
Vanessa dos Santos Ribeiro |
O (des)engajamento musical e moral de licenciandos/as em música: resultados parciais de um estudo realizado na EMUFRN | |
Carlos Antonio Santos Ribeiro, Mário André Wanderley Oliveira |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Sentidos da Música no Novo Ensino Médio: um estudo de caso realizado na Escola Estadual Governador Milton Campos | |
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
Produção textual coletiva na formação de professores/as de música em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência discente na Licenciatura em Música da UFRN | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Janaína Braga Leite, André José dos Santos, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Émerson da Silva Lima, João Paulo Silva Sousa, Samira Rodrigues dos Santos, Vic Souza |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Práticas e recursos contra coloniais para o ensino de música | |
Barbara Viggiano Rocha da Silva |
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
O não-lugar das mulheres instrumentistas na música popular: “Eu sei que tenho que chegar e tocar muito” | |
Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis |
MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira |
GTE19 - História da Educação Musical
Panorama da Educação Musical nos Institutos Federais | |
Renata Filipak, Inês de Almeida Rocha |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
As “artes musicais” candomblecistas diante do cânone da música de concerto | |
Ferran Tamarit Rebollo |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .