GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos | |
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
O Coral da UFAC – panorama dos anos de 2019 e 2020 (Relato de Experiência) | |
Ana Lúcia Ferreira Fontenele |
Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação | |
Angelo José Fernandes, Leandro Augusto Cavini, Andrew Aleixo Marinho |
O regente-professor de canto: reflexões sobre formação e atuação profissional | |
Luís Gustavo dos Santos Laureano, Angelo José Fernandes |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Música no processo de formação integral dos alunos no Curso de Magistério da Escola de Educação Básica de Araranguá, SC | |
Conceição de Maria Cunha, Sérgio Luiz Figueiredo |
Intervenções Musicais na Educação Infantil: um relato de duas pedagogas em formação | |
Bárbara Canuto, Dayane Fernandes, Luciana Requião |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
CONSTRUINDO UM DIÁLOGO COM A LITERATURA E O OBJETO DE ESTUDO: um levantamento sobre formação de professor de canto | |
ÉRIKA KALLINA FARIAS DE OLIVEIRA |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Ser musicista em espaços alternativos de formação musical: um estudo sobre tocar na Banda da Sociedade Musical Filarmônica Comercial e a representação feminina nestes espaços | |
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck |
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical | |
Doanny Lira, Judá Holanda Feitosa, Marcus Aurelius Batista Freire, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, Renata Lima Silva, José Robson Almeida |
Desenvolvimento de lideranças em integrantes de um Programa de Música na Bahia, Brasil. | |
André Felipe, Alexandre Guimarães |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Culturas da infância na educação musical: da audição musical ativa à música corporal | |
Tiago Madalozzo, Vivian Dell' Agnolo Barbosa Madalozzo, Andrezza Helaine Soares Prodóssimo, Carlos Wyllin Souza Fernandes Freitas |
EDUCAÇÃO MUSICAL E HABILIDADES SOCIAIS | |
Sarah Vitor Pontes, Renata Franco Severo Fantini |
O ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias do desenvolvimento infantil | |
Jaqueline Rodrigues Lira, João Valter Ferreira Filho |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Motivação e autoeficácia na oficina online de música e violão para idosos | |
Gustavo Ramos Ferraz |
Representações mentais da mão direita em métodos de violino | |
Tasmim Alves Gregorim, Ricardo Dourado Freire |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Estágio Supervisionado em Música no contexto do Ensino Remoto: reflexões a partir das experiências formativas | |
João Paulo Farias Nery |
A organização do componente curricular Artes: perspectiva de três professores de Artes/música do Instituto Federal Catarinense - IFC | |
Tereza Cristina Benevenutti Lautério, Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo |
Compreendendo conceitos e viabilizando possibilidades para a Educação Musical Especial: uma experiência com a grade curricular, planejamento e práticas musicais. | |
murilo alves ferraz |
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA DISCIPLINA ELETIVA M&M | |
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho |
PARA PENSAR A EDUCAÇÃO MUSICAL NO TEMPO PRESENTE: Afinal, as Artes Integradas dizem respeito ao Ensino de Música? | |
Aline Folly Faria |
GTE13 - Ensino de música, inclusão e anticapacitismo
Em busca por Estratégias Pedagógicas Inclusivas: pesquisas na área. | |
Rosinalva Fernandes dos Santos, Matheus Silva Menezes, Simone Marques Braga |
O uso do Software musibraille na musicografia braille: exemplo de TDIC no ensino de música da educação básica com educandos cegos | |
ALESSANDRO JOSÉ DE ARAUJO FREITAS, Brasilena Gottschall Pinto Trindade |
Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo: uma revisão narrativa e interdisciplinar | |
Camila Fernandes |
Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical | |
Flávia Maiara Lima Fagundes, Danielly Cabral de Oliveira Melo |
GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais
Aulas de piano para crianças de forma remota: apontando caminhos | |
Neander Cândido Silva, Maria Betânia Parizzi Fonseca |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
Diálogos interartes no Pibid (Universidade) | |
Jussara Fernandino |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
Formação e inserção profissional de professores de música: problematizações e reflexões a partir da Licenciatura em Música da UXXX | |
João Valter Ferreira Filho, Luís Ricardo Silva Queiroz |
Práticas musicais na cultura digital/participativa e decolonialidade: um olhar pedagógico para o projeto 30 dias 30 beats. | |
Ane Regina Felix de Almeida Bonfim |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
"... Eu acho que ele é gay. Isso é uma bichona. Ele é viado!": uma análise da inclusão LGBTQIA+ no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará | |
Bruno Felipe Sousa Miranda, Tainá Maria Magalhães Façanha |
GTE19 - História da Educação Musical
Panorama da Educação Musical nos Institutos Federais | |
Renata Filipak, Inês de Almeida Rocha |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio | |
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
Reflexões sobre práticas musicais e decolonialidade: experiência na extensão universitária e movimentos culturais contemporâneos | |
Uliana Dias Campos Ferlim |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .