GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Instrumentos Para Revisão da Produção Científica em Educação Musical | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Geziel Rosa Eleres, Thonny Ricley da Silva |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves |
GT 1.3 – História da educação musical
Cecilia Conde: uma educadora musical sem barreiras | |
Nicole Mello Penteado |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Interdisciplinaridade entre a música e as outras linguagens artísticas no livro didático de arte | |
Anne Valeska Lopes da Costa, Gustavo Gomes Pereira, Giann Mendes Ribeiro |
Políticas Públicas em Educação Musical: uma pesquisa-ação sobre a implementação da música em escolas de Canoas/RS | |
Carlos Augusto Pinheiro Souto, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Davi de Lima Pimentel |
Afinação e seleção vocal em coros infantis do estado de Minas Gerais: uma pesquisa em andamento | |
Débora Andrade, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
“É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado | |
Maura Penna, Susie Santos, Ana Luiza Pinto, Rodrigo Lisboa, Andréa Santos |
A trajetória musical dos guitarristas do Curso de Extensão da UFRN | |
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Correlações entre as prescrições curriculares de música no Distrito Federal | |
Sara Paraguassú Santos Do vale, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
[Comunicação] A música popular na Universidade e suas possibilidades metodológicas: contribuições etnomusicológicas e antropológicas. | |
Rafael Souza Palmeira |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
O musical “Lino, o menino que queria cantar” – uma experiência com crianças entre 08 meses e 05 anos de idade | |
Taís Helena Palhares, Luanna Aparecida Batista da Fonseca |
[Comunicação] Métodos, técnicas e materiais do ensino de música: Aplicações nas turmas de musicalização em um polo do Projeto Música e Cidadania | |
Glydson Rabelo Pereira, Rafaelle do Nascimento Brabo Lobato |
Jogos de criação na iniciação coletiva ao violoncelo: critérios de seleção, adaptação, elaboração e implementação de um material pedagógico | |
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave |
O ensino e o Aprendizado musical no Projeto Músicos do amanhã | |
Thaynah Borges Pinheiro, Kelson Lopes Pinheiro, Maria Isabel dos Anjos Veiga, Kemoel Amorim Miranda |
O ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no PROARTE | |
Luciano Luan Gomes Paiva |
CULTURA E PERTENCIMENTO NA BANDA ESCOLAR: Um estudo de caso | |
Francisval Candido da Costa, Taís Helena Palhares |
ILHA DE MÚSICA: um estudo sobre gestão e atuação do professor de música em um projeto social na Grande Natal | |
Sâmela Kerem Ramos Paulo, Júlio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Paulo Sergio de Menezes |
Gestão e atuação do professor de música em projetos sociais: Um estudo no Projeto Nossos Valores em Natal (RN) | |
Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Paulo Sérgio de Menezes |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
“Música para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. | |
Lenilce da Silva Reis Santana, Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Sandra Maria de Souza Baleeiro, Elaine Pereira de Oliveira, Larissa Braga Andrade, Gabriela Leal Lima |
Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos |
[comunicacao] Possíveis contribuições das bandas marciais para seus ex-integrantes: uma análise a partir das narrativas de vida | |
Rodrigo Lisboa, Maura Penna |
A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular | |
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva |
A ludicidade na educação musical do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um projeto de pesquisa. | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche |
A relação entre a gestão e a atuação do professor de música no projeto de inclusão social Instituto Florart | |
Julio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Paulo Sérgio de Menezes, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Antônio Renato de Araújo |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho |
MÚSICA NA COMUNIDADE: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA COMUNIDADE DO TUJAL, EM VIGIA-PA | PDF () |
Gláuber Santos de Jesus, Carlos Augusto Pinheiro Souto |
Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância. | |
Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima |
O humor e a alegria na Educação Musical | |
Edson Ponick |
Pedagogas em formação e suas autopercepções com relação à (des)afinação no canto | |
Silvia Garcia Sobreira, Maura Penna |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves |
O subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá | |
Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, Vania Malagutti Loth |
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .