GT 1.3 – História da educação musical
A história da Educação Musical no Distrito Federal: construindo o Biograma de uma professora aposentada da UnB | |
João Roberto de Andrade Rodrigues, Delmary Vasconcelos de Abreu |
Perspectiva histórica em temáticas de música e educação: acervos, fontes de pesquisas e atuação de professoras particulares de música | |
Inês de Almeida Rocha, Clara Fernandes Albuquerque, Roberta Mourim |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação | |
Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues |
Interdisciplinaridade entre a música e as outras linguagens artísticas no livro didático de arte | |
Anne Valeska Lopes da Costa, Gustavo Gomes Pereira, Giann Mendes Ribeiro |
[Comunicação] A “música em si”: um estudo de caso sobre a estruturação do currículo de música do ensino médio integrado a partir do habitus conservatorial | |
Robson Rodrigues Ribeiro |
Ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: resultados parciais de uma pesquisa em curso | |
Marcus Aurélio de Souza Reis |
Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 | |
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Diversidade nos Cursos de Licenciatura em Música na Região Nordeste: Perspectivas, implicações e aplicações nos PPCs de três universidades | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Carla Pereira dos Santos, Luis Ricardo Silva Queiroz |
Relações entre diversidade e objetivos em projetos de cursos de graduação em música da região nordeste | |
Pedro Pedro Henrique Simões de Medeiros, Rute Carolina da Cunha Benigno, Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Michel Soares de Araújo |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
Uma experiência de Educação Musical na Pastorinha Filhas de Sion em Belém do Pará | |
Sâmela Cristina de Souza Jorge, João Pedro Campelo Ribeiro |
[Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical | |
Ricardo Soares Ribeiro |
[Comunicação] Por que dessa forma? Reflexões sobre a metodologia de uma pesquisa | |
Ricardo Soares Ribeiro |
[Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical | |
Ricardo Soares Ribeiro |
Gestão e atuação do professor de música em projetos sociais: Um estudo no Projeto Nossos Valores em Natal (RN) | |
Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Paulo Sérgio de Menezes |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
O Ensino de Música Online: o uso da videoaula como ferramenta na educação musical | |
Thiago Alex Silva, Pamella Castro Rodrigues Campos |
O perfil do discente de música na EaD: um olhar para a especialização em nível de Pós-graduação Lato Sensu da UnB | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins, Murilo Silva Rezende |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos |
A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista | |
Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio |
Música e Dislexia: A contribuição da Educação Musical para pessoas com este distúrbio | |
Brenda Karoline Costa Siqueira, Darlyson Murilo Amaral Moreira, Fernanda Fátima Rocha Collins Costa, Ian Silva Nemer Cruz, Luiz Thiago Barros De Souza |
Tocando em Frente ao Ensinar e Aprender: A Roda de Musicalidade do CESAS | |
Uliana Dias Campos Ferlim, Éveri Sirac Nogueira, Ismael S. Rattis, Maria Helena Alves de Jesus |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Métodos e técnicas da educação musical no ensino regular e no ensino especializado: Um relato de experiência no estágio supervisionado | |
Luana Cardoso Gurjão, Renata de Oliveira Vieira, Wagner Lima Alonso, Jéssika Castro Rodrigues, Dione Colares de Souza |
A proximidade entre pares como estímulo ao ensino e aprendizagem musical | |
Fernando Macedo Rodrigues |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
O Curso de Iniciação Artística da EMURFN como espaço de formação do(a) professor(a) de música | |
Laiany Rodrigues de Sousa |
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos |
“Voz é emoção, é personalidade”: a história de um Licenciando em Música | |
Dyane Rosa, Teresa Mateiro |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .