GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
Ensaio Coral sem acompanhamento instrumental: reflexões, abordagens e discussões | |
WILLIAN GOMES PEDROZO |
A música coral africana: reelaboração e interpretação de cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas para coros de vozes afins e mistos, a cappella e com acompanhamento | |
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva |
O canto coral em Moçambique na cidade de Maputo: um estudo introdutório | |
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva |
GTE05 - Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas
Ambiente Sonoro e composição musical no contexto escolar | |
Luiz Francisco de Paula Ipolito, Taís Helena Palhares |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
Educação musical e epistemologia genética piagetiana: alunos com baixo desempenho escolar e variação de estados de humor | |
Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Narrativas de professores de violoncelo: ideias de músicas e de formações docentes em processos de interlocução | |
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave |
A educadora musical Rosa Lúcia dos Mares Guia: influência do Ensino Prefigurativo de Koellreutter em sua prática pedagógica. | |
SIMONE LOPES TELES, Betânia Parizzi |
Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações | |
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro |
Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia | |
Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Ana Ester Correia Madeira |
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical | |
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro, Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Culturas da infância na educação musical: da audição musical ativa à música corporal | |
Tiago Madalozzo, Vivian Dell' Agnolo Barbosa Madalozzo, Andrezza Helaine Soares Prodóssimo, Carlos Wyllin Souza Fernandes Freitas |
O bebê, a música e a infância: A música no ambiente familiar | |
Vinícius Carlos Pereira, Angelita Maria Vander Broock |
Novos Horizontes: Uma abordagem interpretativa para o musicar das crianças | |
Edson Ponick |
Piano Criativo: a transição da musicalização para a aula de instrumento | |
Yuria Santamaria Pismel |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
As experiências de flow de jovens guitarristas que jogam Rocksmith | |
Allan César Pfützenreuter |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Impacto das leis 11.769/2008 e 13.278/2016: pesquisa exploratória nos anais da ABEM de 2009 a 2019 | |
Mateus Pietrobon |
Educação musical e políticas públicas: construção de política pública para uma rede municipal de ensino | |
Marcos Cardoso Purin |
GTE15 - Ensino Instrumental
O PAPEL DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE BATERIA | |
Lucas Benjamin Potiguara, Juciane Araldi Beltrame |
168 Anos Formando Músicos: A Trajetória do Instrumentista de Sopro numa Banda Filarmônica Sesquicentenária Pernambucana | |
josé guilherme palha |
Óperas de Richard Wagner (1813-1883): análise e proposta de estudo dos principais excertos para tuba | |
Filipe Soares Barbosa Pinto de Queirós |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
A perspectiva de educadores musicais em formação sobre o Programa Residência Pedagógica | |
Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza |
O estágio supervisionado sob a ótica do orientador: reflexões em tempos de pandemia | |
Vivian Agnolo Madalozzo, Ana Caroline Sepp, Geovanna Pinheiro |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música | |
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette |
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
Processos de aprendizagem das mulheres do Rock/Metal em Caxias do Sul | |
Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo Moraes |
Onde elas estão? Uma busca pela representatividade de pianistas e compositoras mulheres | |
Adriana Bozzetto, Luan de Paula Honório, Fábio de Lima Peralta |
GTE19 - História da Educação Musical
Escolas e professores de canto orfeônico em Manaus (1930 a 1964) | |
Lucyanne de Melo Afonso, Isabela de Lima Pereira |
Percursos bibliográficos sobre ideias de educação musical na primeira metade do século XX | |
Nilceia Protásio |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
O ritmo agueré ao piano: possibilidades interpretativas | |
Luã de Almeida Pereira, Ekaterina Konopleva |
Gestos didáticos em um curso assíncrono de música popular | |
AMANDA MARTINS BARBOSA, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
Propostas pedagógicas de Lucy Green como suporte para o ensino de música popular em contextos de aulas de instrumento | |
José Simião Severo, Mário Adimir Patreze Junior |
GTE25 - Outro grupo
Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020) | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .