GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
As valsas e os tangos de Chiquinha Gonzaga como repertório didático para alunos de piano | |
Ana Paula Machado Simões |
Aprendendo para ensinar: experimentando a música contemporânea para piano a partir de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág | |
Mariana Aparecida Mendes, Flávia Pereira Botelho |
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos | |
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves |
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO | |
Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges |
A CANÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PIANO | |
Ana Consuelo Ramos, Gislene Marino |
Arranjos didáticos: um diálogo entre a composição e ensino coletivo de piano | |
Dayse Gomes Mendes, Robson Rodrigues Ribeiro |
Abordagem Kaplan: aspectos principais de uma metodologia de ensino de piano | |
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins |
Piano em grupo para quê? Reflexões sobre o estudo de piano em grupo nas universidades brasileiras | |
Campitelli, Juliana Mendes, Adriana |
Simpósio: Piano Colaborativo | |
GISELE PIRES MOTA |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação | |
Angelo José Fernandes, Leandro Augusto Cavini, Andrew Aleixo Marinho |
Coral Unifesp: Características e Potencialidades de um Coro Cênico | |
Marcello MARCELLO FRANCO Teles, Vania Malagutti |
A influência do ambiente familiar na construção músico-vocal infantil: referenciais teóricos mais utilizados na década 2010-2020 e suas contribuições | |
Fabrício Malaquias-Alves, Isabella Caroline de Lima Barros |
A música coral africana: reelaboração e interpretação de cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas para coros de vozes afins e mistos, a cappella e com acompanhamento | |
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva |
O canto coral em Moçambique na cidade de Maputo: um estudo introdutório | |
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva |
GTE05 - Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas
Aspectos acústicos e expressivos dos timbres vocais | |
Suelen Scholl Matter |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESPERTAR ECOLÓGICO | |
LIVIA PEREIRA MARTINS |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
Em busca da perfeição? Problematizando abordagens metodológicas do ensino de música a partir da análise fílmica de Whiplash | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Marcos Paulo Magalhães de Jesus, Samira Rodrigues dos Santos |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações | |
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro |
Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia | |
Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Ana Ester Correia Madeira |
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical | |
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro, Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira |
Momentos de cinco histórias: aprender, estudar e ensinar música | |
Teresa Mateiro, Juan Carlos Pereira Salgado, Lionar Lavratti |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Culturas da infância na educação musical: da audição musical ativa à música corporal | |
Tiago Madalozzo, Vivian Dell' Agnolo Barbosa Madalozzo, Andrezza Helaine Soares Prodóssimo, Carlos Wyllin Souza Fernandes Freitas |
Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças | |
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo |
As interações musicais de um bebê com Síndrome de Down, num contexto de musicalização de bebês | |
Diocelena dos Santos Miranda, Regiana Blank Wille |
Ensino de Figuras Rítmicas para crianças entre 4 e 5 anos no contexto de aulas online e presenciais | |
Alice Fonseca Machowsky |
As expressões das crianças sobre projeto de música na pandemia: um estudo inicial | |
Viviane Beineke, Gabriela Flor Visnadi, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Lucas Fontalva Oliveira |
Aprendendo e ensinando música a 4 mãos: relato de experiência de duas professoras de musicalização infantil na Paraíba | |
Samma Mascarenhas Mendonça, Ana Rosa Cabral |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino | |
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto |
BNCC e a Educação Musical: um estudo crítico-analítico sobre a música no currículo de uma escola da educação básica em Belém/PA. | |
BIANCA SOUTO MOTA DA SILVA |
PIBID E O ENSINO DE MÚSICA REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO ARTE/MÚSICA DA UNIPAMPA | |
Raphael Idalgo Mena, Vinícius Orsi Fadel, Ana Raquel Veloso Rocha, André Müller Reck |
Música no Método Montessori: Narrativas de uma professora de música em formação | |
Beatrís Mengarda |
GTE13 - Ensino de música, inclusão e anticapacitismo
O acesso de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior em Música: uma análise de editais de seleção, a partir da lei de cotas | |
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck |
Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva | |
Roger Vieira Cunha, Adriana do Nascimento Araújo Mendes |
APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: Estado da Técnica | |
Társilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo Defreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota |
Em busca por Estratégias Pedagógicas Inclusivas: pesquisas na área. | |
Rosinalva Fernandes dos Santos, Matheus Silva Menezes, Simone Marques Braga |
Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical | |
Flávia Maiara Lima Fagundes, Danielly Cabral de Oliveira Melo |
GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais
Formação de bandas online na perspectiva dos professores de uma instituição federal de ensino, pesquisa e extensão | |
Hugo Leonardo Guimarães Souza, Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo, Tiago Varella Negreiros, Juliana Rocha de Faria Silva |
Música e tecnologia no ensino do piano, (quase) um estudo de caso com o uso do aplicativo Shared Piano da Chrome Music Labs | |
Denise Andrade de Freitas Martins, Marilia Chaves Silveira, Luciana Hamond |
GTE15 - Ensino Instrumental
Estúdio de Trompete UFSM: concepção e ações | |
Clayton Juliano Rodrigues Miranda |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
WhatsApp e o ensino remoto emergencial de música: relatos e reflexões sobre uma prática de estágio supervisionado na Educação Básica | |
Gutenberg de Lima Marques, Carla Pereira dos Santos |
Ensino remoto no ensino superior de música: um relato sobre a prática de estágio docência | |
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame |
FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA ESCOLAR | |
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: Um estudo sobre os Cursos de Música das Universidades Federais do Rio Grande do Sul | |
Bruno Rodeghiero Motta |
O estágio supervisionado sob a ótica do orientador: reflexões em tempos de pandemia | |
Vivian Agnolo Madalozzo, Ana Caroline Sepp, Geovanna Pinheiro |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música | |
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette |
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
Processos de aprendizagem das mulheres do Rock/Metal em Caxias do Sul | |
Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo Moraes |
Música, gênero, raça e classe: uma análise do disco “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus | |
Hugo Romano Mariano |
“Como um peixe fora d’água”: Narrativa de um estudante trans não-binário no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Jo Muniz da Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota |
MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira |
"... Eu acho que ele é gay. Isso é uma bichona. Ele é viado!": uma análise da inclusão LGBTQIA+ no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará | |
Bruno Felipe Sousa Miranda, Tainá Maria Magalhães Façanha |
GTE20 - MEPLat - Miradas, Escutas, Práticas: Educação Musical na América Latina
A poética etnomusicológica na criação e no ensino de música em cursos de graduação | |
Marcio Mattos |
O “Programa de Iniciación a la Música” da OEIN: desafios contemporâneos na manutenção do tradicional | |
Glaucos Luis Flores Monteiro |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
SPOTIFY: Abordagens Pedagógicas Relacionadas À Sua Influência na Escuta, Livre Arbítrio e Gosto Musical de Adolescentes | |
Bruno Teixeira de Mello Millan |
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio | |
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri – Polo ACIF Franca - SP: estrutura e organização dos ensaios e ensinoaprendizagem musical | |
Cíntia Thais Morato, Lucas Ignácio Almeida |
GTE25 - Outro grupo
DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Fernanda Gomes de Amorim, Anne Valeska Lopes da Costa, Elaine Martha Daenecke, Suelena Borges Horn, Gabriela Garbini Wenning, Luciana Del-Ben |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .