Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas

As valsas e os tangos de Chiquinha Gonzaga como repertório didático para alunos de piano PDF
Ana Paula Machado Simões
Aprendendo para ensinar: experimentando a música contemporânea para piano a partir de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág PDF
Mariana Aparecida Mendes, Flávia Pereira Botelho
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos PDF
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO PDF
Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges
A CANÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PIANO PDF
Ana Consuelo Ramos, Gislene Marino
Arranjos didáticos: um diálogo entre a composição e ensino coletivo de piano PDF
Dayse Gomes Mendes, Robson Rodrigues Ribeiro
Abordagem Kaplan: aspectos principais de uma metodologia de ensino de piano PDF
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins
Piano em grupo para quê? Reflexões sobre o estudo de piano em grupo nas universidades brasileiras PDF
Campitelli, Juliana Mendes, Adriana
Simpósio: Piano Colaborativo PDF
GISELE PIRES MOTA

GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos

Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação PDF
Angelo José Fernandes, Leandro Augusto Cavini, Andrew Aleixo Marinho
Coral Unifesp: Características e Potencialidades de um Coro Cênico PDF
Marcello MARCELLO FRANCO Teles, Vania Malagutti
A influência do ambiente familiar na construção músico-vocal infantil: referenciais teóricos mais utilizados na década 2010-2020 e suas contribuições PDF
Fabrício Malaquias-Alves, Isabella Caroline de Lima Barros
A música coral africana: reelaboração e interpretação de cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas para coros de vozes afins e mistos, a cappella e com acompanhamento PDF
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva
O canto coral em Moçambique na cidade de Maputo: um estudo introdutório PDF
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva

GTE05 - Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas

Aspectos acústicos e expressivos dos timbres vocais PDF
Suelen Scholl Matter
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESPERTAR ECOLÓGICO PDF
LIVIA PEREIRA MARTINS

GTE06 - Educação Musical e Humanização

Em busca da perfeição? Problematizando abordagens metodológicas do ensino de música a partir da análise fílmica de Whiplash PDF
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Marcos Paulo Magalhães de Jesus, Samira Rodrigues dos Santos

GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica

Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações PDF
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro
Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia PDF
Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Ana Ester Correia Madeira
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical PDF
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro, Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira
Momentos de cinco histórias: aprender, estudar e ensinar música PDF
Teresa Mateiro, Juan Carlos Pereira Salgado, Lionar Lavratti

GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação

Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos PDF
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes

GTE10 - Educação Musical na Infância

Culturas da infância na educação musical: da audição musical ativa à música corporal PDF
Tiago Madalozzo, Vivian Dell' Agnolo Barbosa Madalozzo, Andrezza Helaine Soares Prodóssimo, Carlos Wyllin Souza Fernandes Freitas
Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças PDF
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo
As interações musicais de um bebê com Síndrome de Down, num contexto de musicalização de bebês PDF
Diocelena dos Santos Miranda, Regiana Blank Wille
Ensino de Figuras Rítmicas para crianças entre 4 e 5 anos no contexto de aulas online e presenciais PDF
Alice Fonseca Machowsky
As expressões das crianças sobre projeto de música na pandemia: um estudo inicial PDF
Viviane Beineke, Gabriela Flor Visnadi, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Lucas Fontalva Oliveira
Aprendendo e ensinando música a 4 mãos: relato de experiência de duas professoras de musicalização infantil na Paraíba PDF
Samma Mascarenhas Mendonça, Ana Rosa Cabral

GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica

Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino PDF
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto
BNCC e a Educação Musical: um estudo crítico-analítico sobre a música no currículo de uma escola da educação básica em Belém/PA. PDF
BIANCA SOUTO MOTA DA SILVA
PIBID E O ENSINO DE MÚSICA REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO ARTE/MÚSICA DA UNIPAMPA PDF
Raphael Idalgo Mena, Vinícius Orsi Fadel, Ana Raquel Veloso Rocha, André Müller Reck
Música no Método Montessori: Narrativas de uma professora de música em formação PDF
Beatrís Mengarda

GTE13 - Ensino de música, inclusão e anticapacitismo

O acesso de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior em Música: uma análise de editais de seleção, a partir da lei de cotas PDF
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck
Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva PDF
Roger Vieira Cunha, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: Estado da Técnica PDF
Társilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo Defreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota
Em busca por Estratégias Pedagógicas Inclusivas: pesquisas na área. PDF
Rosinalva Fernandes dos Santos, Matheus Silva Menezes, Simone Marques Braga
Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical PDF
Flávia Maiara Lima Fagundes, Danielly Cabral de Oliveira Melo

GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais

Formação de bandas online na perspectiva dos professores de uma instituição federal de ensino, pesquisa e extensão PDF
Hugo Leonardo Guimarães Souza, Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo, Tiago Varella Negreiros, Juliana Rocha de Faria Silva
Música e tecnologia no ensino do piano, (quase) um estudo de caso com o uso do aplicativo Shared Piano da Chrome Music Labs PDF
Denise Andrade de Freitas Martins, Marilia Chaves Silveira, Luciana Hamond

GTE15 - Ensino Instrumental

Estúdio de Trompete UFSM: concepção e ações PDF
Clayton Juliano Rodrigues Miranda

GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música

WhatsApp e o ensino remoto emergencial de música: relatos e reflexões sobre uma prática de estágio supervisionado na Educação Básica PDF
Gutenberg de Lima Marques, Carla Pereira dos Santos
Ensino remoto no ensino superior de música: um relato sobre a prática de estágio docência PDF
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame
FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA ESCOLAR PDF
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Marcus Vinícius Medeiros Pereira
INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: Um estudo sobre os Cursos de Música das Universidades Federais do Rio Grande do Sul PDF
Bruno Rodeghiero Motta
O estágio supervisionado sob a ótica do orientador: reflexões em tempos de pandemia PDF
Vivian Agnolo Madalozzo, Ana Caroline Sepp, Geovanna Pinheiro

GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais

Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música PDF
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa PDF
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira

GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical

Processos de aprendizagem das mulheres do Rock/Metal em Caxias do Sul PDF
Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo Moraes
Música, gênero, raça e classe: uma análise do disco “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus PDF
Hugo Romano Mariano
“Como um peixe fora d’água”: Narrativa de um estudante trans não-binário no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Jo Muniz da Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota
MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira
"... Eu acho que ele é gay. Isso é uma bichona. Ele é viado!": uma análise da inclusão LGBTQIA+ no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará PDF
Bruno Felipe Sousa Miranda, Tainá Maria Magalhães Façanha

GTE20 - MEPLat - Miradas, Escutas, Práticas: Educação Musical na América Latina

A poética etnomusicológica na criação e no ensino de música em cursos de graduação PDF
Marcio Mattos
O “Programa de Iniciación a la Música” da OEIN: desafios contemporâneos na manutenção do tradicional PDF
Glaucos Luis Flores Monteiro

GTE21 - Pedagogias da Música Popular

SPOTIFY: Abordagens Pedagógicas Relacionadas À Sua Influência na Escuta, Livre Arbítrio e Gosto Musical de Adolescentes PDF
Bruno Teixeira de Mello Millan
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio PDF
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito

GTE24 - Sociologia da Educação Musical

Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri – Polo ACIF Franca - SP: estrutura e organização dos ensaios e ensinoaprendizagem musical PDF
Cíntia Thais Morato, Lucas Ignácio Almeida

GTE25 - Outro grupo

DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Fernanda Gomes de Amorim, Anne Valeska Lopes da Costa, Elaine Martha Daenecke, Suelena Borges Horn, Gabriela Garbini Wenning, Luciana Del-Ben


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .