GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
Relato de experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia”: o ensino por imitação e as práticas criativas no ensino do piano | |
Eduardo Dias de Barros Filho |
A leitura à primeira vista ao piano: Four Star Sight-Reading and Ear Tests, de Boris Berlin e Andrew Markow | |
Pedro Henrique Brinck Camargo, Fátima Graça Monteiro Corvisier |
Aprendendo para ensinar: experimentando a música contemporânea para piano a partir de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág | |
Mariana Aparecida Mendes, Flávia Pereira Botelho |
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO | |
Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges |
GTE02 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
Os THEs nos encontros regionais da ABEM: uma revisão narrativa da literatura cinza | |
Leonardo Borne, Jefferson Bezerra, Eli Bernardo Da Silva |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
O MADRIGAL da UFBA - uma reflexão sobre a relevância deste grupo no cenário coral brasileiro | |
Rafael GARBUIO Garbuio, José Maurício Brandão |
A influência do ambiente familiar na construção músico-vocal infantil: referenciais teóricos mais utilizados na década 2010-2020 e suas contribuições | |
Fabrício Malaquias-Alves, Isabella Caroline de Lima Barros |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Narrativas de professores de violoncelo: ideias de músicas e de formações docentes em processos de interlocução | |
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
O contexto educativo do grupo de música percussiva Ilè Anu, projeto social de uma instituição espírita da cidade de Fortaleza (CE) | |
Jean Oliveira Brito |
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical | |
Doanny Lira, Judá Holanda Feitosa, Marcus Aurelius Batista Freire, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, Renata Lima Silva, José Robson Almeida |
Educação Musical e Tecnologia: Reflexos de uma aproximação acelerada pela pandemia | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra |
Bandas de Música: Espaços de formação musical no sudeste paraense | |
Leal Sousa Barbosa, Karina Firmino Vieira |
GTE10 - Educação Musical na Infância
O bebê, a música e a infância: A música no ambiente familiar | |
Vinícius Carlos Pereira, Angelita Maria Vander Broock |
As expressões das crianças sobre projeto de música na pandemia: um estudo inicial | |
Viviane Beineke, Gabriela Flor Visnadi, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Lucas Fontalva Oliveira |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Propuesta de una estrategia didáctica para la enseñanza del solfeo entonado en estudiantes de música desde las teorías de percepción musical | |
Jessica Andrea Berríos |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino | |
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto |
Ensino de Música na Educação básica em tempos de pandemia: Um relato de experiência. | |
Kadja Marluan da Silva, Nágila Lemos Batista |
A organização do componente curricular Artes: perspectiva de três professores de Artes/música do Instituto Federal Catarinense - IFC | |
Tereza Cristina Benevenutti Lautério, Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo |
GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais
Celulares smartphone no ensino de criação musical | |
Bruno da Silva Borges, Alexandre Fritzen da Rocha |
O ensino de instrumentos musicais nos projetos sociais do Distrito Federal: um levantamento em tempos de pandemia. | |
Paula Cristine Soares da Silva, Jonathan Baião |
GTE15 - Ensino Instrumental
O PAPEL DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE BATERIA | |
Lucas Benjamin Potiguara, Juciane Araldi Beltrame |
Flauta Doce: um levantamento em torno das produções científicas | |
Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
Trabalhos de Conclusão de Curso: Um estudo sobre a produção dos acadêmicos do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas/UFPel | |
LELIA NEGRINI DINIZ, Clarice Franco de Souza, Juliana Schwingel Broilo |
Ensino remoto no ensino superior de música: um relato sobre a prática de estágio docência | |
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame |
Produção textual coletiva na formação de professores/as de música em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência discente na Licenciatura em Música da UFRN | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Janaína Braga Leite, André José dos Santos, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Émerson da Silva Lima, João Paulo Silva Sousa, Samira Rodrigues dos Santos, Vic Souza |
Grupos de pesquisa e ferramentas digitais: caminhos possíveis para a formação de professores de música | |
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos, Helenise Cruz Conceição, Emília Silva Souza |
Metodologias Ativas em Educação Musical: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem a distância | |
Adriana Napoli, Giancarlo Barletta, Francine Kemmer Cernev, Melissa da Costa Corusse |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
A música regional como uma alternativa decolonial no ensino superior da flauta doce no Brasil: o exemplo do Flauta de Bloco | |
DANIELE CRUZ BARROS |
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música | |
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette |
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
Expansão dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo preliminar | |
Luiz Fernando Barbosa Junior |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
Onde elas estão? Uma busca pela representatividade de pianistas e compositoras mulheres | |
Adriana Bozzetto, Luan de Paula Honório, Fábio de Lima Peralta |
Uma perspectiva de gênero no ensino-aprendizagem da percussão no carnaval de rua de Belo Horizonte | |
Ana Luiza Braga, Lúcia Pompeu de Freitas Campos |
MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira |
GTE19 - História da Educação Musical
Uma pesquisa com presidentes da ABEM: histórias bibliográficas e narradas | |
Ivan Carlos Schwan, Cláudia Ribeiro Bellochio |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
Gestos didáticos em um curso assíncrono de música popular | |
AMANDA MARTINS BARBOSA, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio | |
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
Artes Musicais Indígenas Africanas: a pedagogia musical de Meki Nzewi | |
Beatriz de Souza Bessa |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
Pesquisa qualitativa em Educação Musical: aportes metodológicos da Sociologia | |
Maria Amélia Benincá de Farias |
Um estudo no Projeto Rodarte: reflexões sobre a inserção da música no contexto de um projeto social | |
Fabrício Vieira Souza, Adriana Bozzetto |
GTE25 - Outro grupo
Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020) | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .