ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A percepção de pulso rítmico e de compasso quaternário nos anos finais do Ensino Fundamental II
Bruno Thiago Volponi Antunes

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Esse é um relato de experiência que trata de um conjunto de aulas de musicalização realizadas em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Ana Molina Garcia, Londrina/PR. O presente trabalho descreve uma unidade didática de quatro aulas ministradas no primeiro bimestre de 2019 cujo objetivo central foi o de ampliar a percepção rítmica dos alunos através de atividades de: apreciação; escuta dirigida; manipulação do material sonoro por meio de percussão corporal e uso de baquetas; leitura, execução e composição de células rítmicas. As ações pedagógicas desenvolvidas tiveram como plano de fundo um gênero musical específico: o rock. Foi adotado como suporte teórico para o desenvolvimento das atividades o conceito C(L)A(S)P de Keith Swanwick (1979). Através dessa proposta os alunos puderam identificar, executar e criar padrões rítmicos, como também estarem mais atentos aos elementos musicais presentes durante a escuta de uma determinada música. Espera-se que as atividades musicais aqui descritas possam dialogar com outras realidades de ensino e também inspirar outros processos de adaptação e criação de atividades rítmicas no contexto escolar.

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