ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A construção da consciência do movimento corporal nas aulas de violino
Maria Clara de Melo Mesquita

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo geral compreender o significado de consciência do movimento corporal para professores de violino, investigando suas reflexões a respeito da consciência do movimento corporal durante a prática instrumental. A pergunta norteadora desta pesquisa é: Como os professores de violino auxiliam o estudante na construção da consciência do movimento corporal durante as aulas? Para conhecer as pesquisas desenvolvidas até o momento sobre a temática, movimento corporal e consciência corporal e do movimento corporal nas aulas de instrumentos musicais, uma investigação foi realizada em três plataformas digitais. As plataformas consultadas foram: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - Ibict, Capes e Google Acadêmico. Os trabalhos encontrados corroboram com a pesquisa em andamento, apontando o que já foi estudado sobre a temática no Brasil. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o material disponibilizado sobre o ensino/aprendizagem do movimento corporal nas aulas de violino.


Texto completo: PDF