ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Jogos de criação na iniciação coletiva ao violoncelo: critérios de seleção, adaptação, elaboração e implementação de um material pedagógico
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave

Última alteração: 2019-12-17

Resumo


Este trabalho traz resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado cujo objetivo foi investigar a implementação de jogos de criação na iniciação coletiva ao violoncelo, a fim de promover a aproximação dos estudantes com as poéticas da música contemporânea de concerto. O intuito deste texto é apresentar os procedimentos utilizados no processo de seleção e implementação dos jogos, além de descrever alguns dos objetivos que se procurava alcançar através dessa intervenção. A abordagem escolhida para a sua realização da pesquisa de Mestrado foi a qualitativa, com base em Flick (2009), e o método de pesquisa-ação, em referência a Thiollent (2005). Como principais resultados, foi destacado pelos alunos que através dos jogos, puderam se aproximar do instrumento de maneira distinta da habitual, compreendendo alguns processos de criação da música e desenvolvendo seu próprio potencial criador. Também apontaram que perceberam as atividades como brincadeira, música e exercício, instâncias consideradas por eles como não excludentes. Os professores apontaram que as ideias apresentadas pelos jogos se adequaram à iniciação coletiva ao violoncelo, proporcionando interação entre os alunos, além de desenvolverem a exploração de diferentes recursos do instrumento. Porém, consideraram que a abordagem não foi condizente com a utilizada por eles na sua maneira habitual de ensino e que seria necessária, mais contextualização. A pesquisa possibilitou, também, que se desenvolvessem outras reflexões, com base nas ideias de Freire (2015), a fim de que, em momentos futuros, propostas semelhantes partam de princípios de seleção que dialoguem com a realidade dos alunos, promovendo uma prática de mais inclusão e construção coletiva de saberes.

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